Portfólio de estado e movimentos sociais no brasil
Feudalismo ( senhor feudal), Estado, Regime e Governo.
Egito= Teocracia-Faraó/ Propriedade do Estado/Cidadãos-Estado-Cidadão
Grécia= Pólos
Roma= Monarquia-República-Império
Feudalismo= Descentralização/ Senhor Feudal comanda o seu feudo
Feudalismo= Vem depois do desaparecimento de Roma. Descentralização política.
Senhor Feudal= Na sociedade feudal alguns rezam, outros guerreiam e outros trabalham a sociedade feudal era composta por três classes básicas: Clero, Nobres e Servos. A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, sendo portanto que a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento. As terras eram divididas em feudos, onde havia um senhor, o senhor feudal que mandava em tudo no local. O senhor era o proprietário dos meios de produção, enquanto os servos representavam a grande massa de camponeses que produziam a riqueza social. Cada feudo tinha sua moeda, leis, tecnologia e às vezes a própria língua(o tamanho dos feudos eram tão grandes que não havia comunicação entre eles a não ser em caso de guerra, fazendo com que cada um tivesse um desenvolvimento diferente. O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, de formação social, moral e ideológica. No entanto esse papel do clero é definido pela hierarquia da Igreja, quer dizer, pelo Alto Clero, que por sua vez é formado por membros da nobreza feudal. Originariamente o clero não é uma classe social, pois seus membros ou são de origem senhorial (alto clero) ou servil (baixo clero).
Mudanças que vão acontecendo, o homem deixa de viver na tribo e vai viver na cidade. Marx relaciona a mudança do Estado a evolução da sociedade. O Estado se adequada as mudanças. No capitalismo, o Estado é burguês. O Estado não é uma oposição ao capitalista, ao contrário, é próprio ao sistema.
Ex.: Se o Estado garante a propriedade privada qualquer manifestação contra, interfere na estabilidade social e isso pode gerar