SERVI O SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
PORTFÓLIO EM GRUPO
Macapá
2015
PORTFÓLIO EM GRUPO
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.
Docentes: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Zambon
Macapá
2015
INTRODUÇÃO
Neste portfolio iremos discorrer questões relevantes no que diz respeito ao conteúdo repassado ao logo do semestre do Curso de Serviço Social da Faculdade UNOPAR, as disciplinas que serviram de base para os nossos estudos foram: Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação. Os assuntos abordados serão: a Instrumentalidade em Serviço Social, os Movimentos Sociais e as Políticas Setoriais Contemporâneas.
Buscamos analisar as questões de forma clara e objetiva para que todos tenham um entendimento dos assuntos que serão discutidos a seguir. As fontes de pesquisas que serviram de base para os nossos estudos, foram, livros, sites da internet, artigos.
INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
A priori se faz necessário conhecermos o conceito sobre instrumentalidade no serviço social, de acordo com GUERRA (2007) é o elemento constitutivo para as transformações alcançadas durante a intervenção profissional. Ao alterarem o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais que demandam a sua intervenção, modificando as condições, os meios e os instrumentos existentes, e os convertendo em condições, meios e instrumentos para o alcance dos objetivos profissionais, os assistentes sociais estão dando instrumentalidade às suas ações. Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adéquam às condições existentes,