Estudante
SUMÁRIO
- INTRODUCÃO
- CONCEITO DE MITO
- CONCEITO DE MITOLOGIA
- CONCEITO DE SÍMBOLO
- CONCEITO DE FOLCLORE
- TEXTO CONCEITUAL
- O MITO: O SANTO GRAAL
- ANÁLISE DO MITO
- ANÁLISE DO MITO COM O FENÔMENO DE JOVENS USUÁRIOS DE DROGAS
- ORIGENS DO MITO: ORIGEM CELTA E ORIGEM CRISTÃ
- TRAJETÓRIA DO GRAAL NA HISTÓRIA
- LITERATURA E SIMBOLISMO DO GRAAL
- BIBLIOGRAFIA
Introdução
O seguinte trabalho tem a função de tentar levar-nos em profundidade no que se refere aos mitos,em descobrirmos seus significados e o quanto estão ligados aos nossos arquétipos, sendo assim repletos de verdades profundas ligadas a história da humanidade indiferente da cultura que um determinado indivíduo habite , redescobrir – talvez de uma maneira nova – que os mitos são repletos de sabedorias e o quanto nos ajudam a refletirmos sobre nossa história e podendo assim encontrarmos um relacionamento equilibrado ente o animus e a anima.
Nessa introdução vale colocar em evidencia um texto importantíssimo que pode definir o por que desse presente trabalho:
“A essência das lendas é o MITO, ou seja, é a crença que se tem nos deuses e, que se estabelece de acordo com o desejo dos povos, através dos tempos.
O mito expressa um conhecimento muito antigo da humanidade, ou seja, o saber primordial. Trata da criação do mundo, dos heróis e dos ritos de iniciação, permitindo que se tenha a compreensão e a clareza dos fatos através dos seus significados. Sua linguagem nasce do inconsciente coletivo e não se expressa à razão, mas à totalidade do ser, e tem o poder de fazer o religare. Ele é