fado
Após a análise do estudo efetuado, é verificado que o mesmo foi realizado de forma a esclarecer as implicações internacionais para a coopetição para a competitividade e internacionalização de empresas na perspetiva das PME’s e grandes empresas.
Surge esta necessidade devido ao conceito de coopetição, que surge como novos conhecimentos na forma como as empresas de comportam e como criam e respondem às necessidades e valores dos seus clientes e a possibilidade de serem criadas economias inteiras.
Objectivo Geral
O principal objectivo deste estudo é tentar reconhecer as implicações da cooperação com os rivais de mercado para as empresas de economias em transição, na procura constante do aumento da competitividade internacional e promover a internacionalização, especialmente hoje em dia que o mundo económico enfrente grandes consequências das crises economias.
Objectivo Específico
Este estudo tem como objectivo específico a tentativa de investigar as implicações da coopetição para a competitividade internacional e a internacionalização das empresas, mais precisamente na Polónia e numa região onde foram identificados os três maiores agrupamentos (taxa de vantagem de especialização, o empego e a competitividade)
Hipóteses
A coopetição pode proporcionar vantagens competitivas às empresas, tais como o acesso a recursos únicos e essenciais, o conhecimento, os relacionamentos e redes. Uma empresa com coopetição ganha maiores e melhores condições para se focar no seu negócio e área de atividade especifica com um parceiro de negócio, podendo ao mesmo tempo, melhorar o seu potencial competitivo com base na sua própria experiencia ou falhas.
Apesar de todas as vantagens competitivas, ainda é uma ameaça os parceiros poderem aproveitarem-se se lucros injustificados, um parceiro se transformar em um concorrente de mercado mais forte.
Métodos
Para a realização deste estudo, foram utilizadas três variáveis para medir a