Fado
Antropologia
Docentes: Mestre Paulo Correia
Doutora Rossana Barros
Discentes: Adriana Lopes –
52830
Ana Catarino – 48416
Marisa Moreno –51706
Rita Teixeira - 52361
CONCEITO
O fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrínseco de destino, saudade. Estilo musical português, geralmente interpretado ao som de guitarra portuguesa e guitarra clássica, podendo apresentar um andamento lento associado ao tom nostálgico, nos temas de amor ou saudad e, ou rápido associado ao tom alegre e divertido.
ORIGEM
A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, “destino”.
Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos
Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã.
ALGUNS TIPOS DE
FADO
Fado da Moura ria Fado
Corrid
o
Fado
Menor
Fado
Vadio
Fado
Castiç
o
L O C A I S O N D E S E C A N TA O FA D O
Taberna
s
Salões de
Aristocracia
Casas de Fado
No Passado
FADO DE LISBOA
É cantado tipicamente na parte mais antiga da cidade, em tabernas ou casas de fado, pequenas e antigas onde as paredes estão decoradas com os símbolos daquela forma de canção: o xaile negro e a guitarra portuguesa. É cantado tanto por homens como Tem mulheres. como característica fundamental o cantar com tristeza e com sentimento mágoas passadas e presentes, mas também pode contar uma história divertida e com ironia.
SENSAÇÕES
“De facto, o universo cultural do fado, ao nível do discurso e da performance, parece constituir um dos lugares eleitos das construções emocionais das culturas ocidentais.” Valverde (1999: 5)
A informação fascinante que o fado nos propõe é, precisamente, mostrar como a articulação entre as emoções e os sexos é nele totalmente diferente.
“(…) a manipulação das emoções operada pelo universo do fado com as tendências românticas que celebram a sensibilidade feminina e valorizam a expressão emocional masculina.” Valverde (1999:10)
Em primeiro lugar, o facto de o