Topografia
Curso: Engenharia Civil
Prof.ª Amansleone da S. Temóteo
APONTAMENTO DA AULA
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA APLICADA
CONSIDERAÇÕES
Historicamente há relatos de que as práticas topográficas surgiram no antigo Egito por volta de 1400 aC., com finalidade de delimitar áreas produtivas à margens do rio Nilo. Os primeiros instrumentos e processos que deram introdução para descrever, delimitar e avaliar propriedades tanto urbanas como rurais com fins cadastrais surgiram dos egípcios, gregos, babilônicos, chineses, árabes e romanos. A partir desses métodos topográficos rudimentares, foram obtidos meios que possibilitaram a elaboração de cartas e plantas (imagens mostradas na aula), que serviram tanto para aquela época como para documento histórico nos dias atuais.
DEFINIÇÕES
Etimologicamente, a palavra topografia vem do grego, Topos (lugar) e graphein (descrição), significando então, descrição do lugar.
Por definição clássica pode-se dizer que topografia é uma ciência baseada na geometria e trigonometria, que descreve e representa
graficamente e com detalhes parte da superfície terrestre, ou seja, trecho limitado da superfície da terra, sem levar em consideração a curvatura da terra. Isto é, em topografia se considera a terra plana, visando simplificar os procedimentos de processamento dos dados levantados em campo.
FINALIDADE
A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa, de uma porção limitada da superfície terrestre. Utilizando levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, por meio de medidas lineares e angulares.
IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA
Pode-se dizer que a topografia é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros civis (terrestre ou marítimo).
Nesse sentido, para se locar rodovias, aeroportos, edifícios, loteamento, etc. são necessários o conhecimento da área, o tipo, a forma, o relevo, as dimensões e situação do local.