FACTOS BASICOS DE ANGOLA 1
Ministério da Educação
Escola de Formação de Professores
FACTOS BÁSICOS DE ANGOLA
Nome: Deliciosa Lumai
Grupo Nº 04
Classe: 10ª
Sala 4
A Docente
__________________________
Abril de 2015
Índice
INTRODUÇÃO 1
ANGOLA – FACTOS HISTÓRICOS 2
MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA 2
A UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA 2
A FRENTE NACIONAL DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA 3
PERÍODO PÓS-COLONIAL 3
PANORAMA ECONÓMICO ANGOLANO 4
CONTEXTO POLÍTICO 5
DESAFIOS DE DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A vida e a história de qualquer país começam com o conhecimento da história cultural do seu povo. Assim é para quem investiga os problemas complexos da jovem nação angolana, que está, na actualidade, perante o seu maior desafio como país independente. São muitas as questões enfrentadas, entre elas a de estabilizar a economia, pacificar os espíritos marcados por mais de trinta anos de guerra civil, encontrar os rumos da democracia norteada pelas reformas sociais para diminuir o estado de pobreza absoluta que tem assolado todo o país, melhorar suas péssimas condições sanitárias e ambientais.
Neste trabalho de pesquisa, versa sobre os factos e acontecimentos que trouxeram Angola a independência e como república.
ANGOLA – FACTOS HISTÓRICOS
No princípio dos anos 60, três movimentos de libertação (UPA/FNLA, MPLA e UNITA) desencadeiam uma luta armada contra o colonialismo português.
MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
O MPLA surgiu no fim dos anos 1950 da fusão de vários pequenos grupos anti-coloniais, inclusive da recentemente constituída célula de Luanda do Partido Comunista Português, iniciando a sua acção em 1961 entre os finais dos anos de 1950, princípios de 1960 agrupando as principais figuras do nacionalismo angolano, entre estudantes no exterior, sobretudo em Portugal - e lutadores contra o colonialismo que fugiam do interior de Angola.
Dirigido por António Agostinho