Trabalho de Sociologia
Em primeira instância começamos por agradecer à Deus, por ter-nos abençoado as mentes, a nós mesmos (membros do grupo) pela eficiência, dedicação, responsabilidade e respeito mutuo de ideias.
Agradecemos também ao nosso guia (Sr. Silva ``Chivas´´) que levou-nos à conhecer um bairro pobre, mas no entanto com um índice de delinquência muito elevado. Aos entrevistados, que nos elucidaram em certos aspectos que só quem vive com a pobreza conhece. Nomeadamente:
Sr. Mário Bumba
Sra. Fernanda da Graça Santos Lima
Sra. Maria Jamba
Sra. Maria da Conceição
Sr. Domingos da Conceição Manuel Reciato
Sr. José Luís Sanches INTRODUÇÃO
Ao realizarmos este trabalho, estamos cientes de estar distante de ser considerado como uma obra, nem tão pouco tal pretensão teria movido o nosso espírito investigativo, muito embora tenha sido elaborado com bastante atenção e responsabilidade didáctica, esperando desde já cumprir com alguns requisitos de um trabalho de carácter científico.
Objectivo Geral:
Falar de forma resumida da pobreza em Angola.
Objectivo Específico:
Porquê que o crescimento económico verificado no nosso país não se tem reflectido a nível do bem-estar da população?
Metodologia:
Para elaboração deste trabalho, usamos o tipo de pesquisa bibliográfica e Exploratória.
Importância:
Este trabalho é de extrema importância, porque permitir-nos-á aplicar alguns conceitos que temos aprendido com a disciplina de Introdução à Sociologia e elucidar-nos-á para melhor percepção acerca da pobreza em Angola.
Conceito:
A pobreza é um estado de carência em que vivem indivíduos ou grupos populacionais, impossibilitados, por insuficiência de rendas ou inexistências de bens de consumo, de satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, moradia, vestuário, saúde e educação. O problema está ligado à capacidade produtiva da sociedade, embora atinja até mesmo camadas sociais marginalizadas de países altamente desenvolvidos. A pobreza manifesta-se mais