Factoring
RAMON REUTER POMPEO
ANALISE DA IMPORTACIA DO SETOR FACTORINGS, NAS PMEs E SEU IMPACTO NO CRESCIMENTO E SONSOLIDAÇÂO DE MERCADO
CHAPECÓ
2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
Devido a quantidade de PMEs que correspondem em média 52% dos empregos e 20% do PIB Brasileiro, e a dificuldade do ingresso delas no mercado por déficit em estruturas bem definidas e planejadas, alem de financiamentos e captação de capital de giro; suas vidas não ultrapassam os três primeiros anos.
Instituições financeiras, como Bancos, nem sempre são capazes de oferecer produtos e serviços, que possam suprir a demanda dos segmentos por falta de capacidade de estar junto ao seu cliente de forma à perceber a capacidade e potencial que seu cliente tem.
No vácuo deixado pelas grandes instituições financeiras, entram as pequenas empresas fornecedoras de capital de giro, dentro elas as Factorings, que pela proximidade e conhecimento da realidade regional e características culturais, podem suprir esta demanda.
A relevante importância das PMEs na cadeia econômica nacional, pelo numero de empregos que gera e percentual expressivo na participação do PIB, faz com que o Brasil não possa desprezar sua existência, cuja falência desestabilizaria o país; grande parte do crescimento e consolidação deste segmento tem participação efetiva das empresas de fomento mercantil - Factorings, pulverizadas em todo território nacional. As PMEs na sua maioria não têm estruturas formais, como Fluxo de caixa, setores administrativos, demonstrativos financeiros e contábeis, normalmente exigidos pelas instituições financeiras, para liberação de credito, e muito menos garantias reais para dar aos bancos; novamente as factorings conseguem contornar estes obstáculos burocráticos pela sua flexibilidade.
1.1 Objetivo Geral
Analisar a importância do setor factorings, nas pequenas e médias empresas e seu impacto no crescimento e consolidação de