Factoring
Operação especial nº2 x/03/2014 Grupo nº17
Diogo Barros Pinho, nº58107
Índice
Introdução 3
Factoring 3
Intervenientes 3
Etapas 3
Tipos de factoring 4
Como se elabora um contrato de factoring 5
Como se desenrola o processo de factoring 6
Enquadramento Legal 6
Conclusão 7
Bibliografia 7
Introdução
A crise em que o país vive faz com que o sector bancário sofra com problemas de liquidez, estes problemas na banca faz com que o acesso ao crédito seja cada vez mais difícil.
Tendo em conta esta situação é bastante importante que as empresas consigam arranjar métodos de facilitar a sua situação económica e assim ultrapassar os problemas do dia-a-dia de uma maneira simples, podendo assim alocar recursos para o seu “core business”.
O factoring é uma das ferramentas que as empresas podem utilizar, utilizando o factoring as empresas podem concentrar-se no seu negócio deixando toda a parte da cobrança de dívidas das suas vendas para serem tratadas profissionalmente pelo seu parceiro de factoring. É de referir que a antecipação do pagamento de faturas pode ser um método de financiamento com mais vantagens para as empresas do que outras modalidades presentes no mercado.
Factoring
O factoring é um instrumento de gestãio financeira de curto prazo que assenta na conversão do credito comercial dos devedores que é originado pelas vendas de bens ou serviços por parte das empresas em liquidez imediata.
Intervenientes
1. O factor – A instituição financeira que fornece o serviço.
2. O aderente – A empresa que cede as facturas das suas vendas ao factor.
3. O devedor – A empresa que compra os produtos ou serviços ao aderente.
Etapas
1. O aderente vende os seus produtos ou serviços ao devedor.
2. O aderente cede o seu crédito de curto prazo ao factor.
3. O factor efectua o adiantamento dos valores que o