demografia na educação
A demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objectivo de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.
A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ou um grupo específico, definido por critérios como a Educação.
Com o auxílio de dados estatísticos (gráficos, tabelas,…), e documentos vamos analisar a Educação na sua vertente demográfica.
A análise demográfica será feita apenas em Portugal (continental e ilhas) e os subtemas que serão abordados são: o abandono escolar, o analfabetismo, grau de escolaridade da população nas diferentes regiões.
1. Nível de escolaridade da população:
O nível de escolaridade do país é composto por 7.1% de indivíduos com menos de 4 anos de escolaridade, 33.6% entre o 4º e o 6º anos completos, 16.8% com 9º ano completo, 21.2% com o 11º ou 12º ano completos, 7.7% com cursos médios ou frequência universitária e 13.5% com licenciatura, mestrados ou doutoramentos.
Como verificado o maior número de residentes possui entre o 4º e o 6ºanos de escolaridade completos. Sendo que o número de licenciados constituí o quarto lugar
2. Licenciados por concelho
Relativamente ao número de licenciados, os vários concelhos apresentam uma estrutura muito diferenciada, com os valores a variar entre 1.7% no concelho de Pampilhosa da Serra e 28.3% no concelho de Oeiras.
O mapa representa o número de licenciados por concelho, permitindo-nos observar que depois de Oeiras, Lisboa é o concelho que apresenta maior número destes indivíduos, com 27.0%, seguido de Coimbra (24.6%), Porto (23.5%) e Cascais (23.4%).
Destacam-se os concelhos da Grande Lisboa e Grande Porto, assim como capitais de distrito, como Faro, Évora, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Braga ou Bragança, que apresentam um número de licenciados acima da média do Continente.
3. Analfabetismo:
Embora a taxa