factores para doencas cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são todas as doenças do coração e sistema sanguíneo (artérias, veias e vasos capilares). Geralmente, são provocadas pela acumulação, durante anos, de gordura na parede dos vasos sanguíneos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crónicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade, o cancro e as doenças respiratórias, representam cerca de 59% do total de 57 milhões de mortes por ano e 46% do total de doenças. Boa parte dos obitos são causados por doenças cardiovasculares. (MISAU, 2003: 7)
Em Moçambique, segundo resultados do estudo feito em 2009 no âmbito de doenças não transmissíveis as doenças cardiovasculares são a quinta causa de morte no país.
Aspecto de grande importância na ocorrência de doenças cardiovasculares está relacionado aos hábitos alimentares desenvolvidos desde a infância.
Este trabalho cinge-se no tema Factores de Risco que Contribuem para o Desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares em Crianças dos 5 a10 anos de Idade Seguidas nas Consultas de Cardiopatias no Instituto de Coração da Cidade de Maputo com objetivo de impulsionar debates que visam delinear estratégias de prevenção e controlo destas doenças.
A metodologia do estudo será baseada na consulta de livros nas bibliotecas convencionais e virtuais, a metodologia do trabalho irá abranger revisão bibliográfica de textos, manuais publicados e documentos. O tipo de estudo será descritivo de não intervenção, e amostragem probabilística aleatória simples. Para colecta de dados será usado um guião de entrevista estruturado, e um guião de observação; e para análise de dados pacotes estatístico SPSS. 1.1 Problematização
O sofrimento e os custos causados pelas doenças cardiovasculares, deram-lhes uma marcada preponderância, de tal forma que atualmente estas patologias podem ser consideradas como verdadeiras doenças sociais: doenças com génese e com repercussão social.
Estima-se