facas
Com o crescimento do mercado gastronômico, e a exigência dos profissionais que nele atua, cada vez mais é necessário, conhecer as ferramentas que disponibiliza-se nesta área tão ampla. O assunto que veremos a seguir trata-se de uma ferramenta indispensável, dentro de uma cozinha de alta gastronomia “ As Facas”. Suas especificações técnica, utilidades e alguns conhecimentos gerais sobre sua fabricação. É importante para um gastrônomo, conhecer o manuseio correto de uma boa faca, isso possibilita o melhor rendimento e resultado preciso em seu trabalho.
1 O que devemos saber sobre facas
TERMINOLOGIA
Num mercado saturado de facas de diferentes qualidades, conhecer os atributos de uma boa faca são determinantes, antes de tudo, pela qualidade do aço utilizado na sua lâmina e pelos processos de fabricação e industrialização aos quais são submetidos os materiais que a compõem. Reconhecer uma boa faca à primeira vista não é fácil. Características fundamentais só se manifestam com o uso diário. Porém, um fato é incontestável: Facas de alta qualidade podem ser reconhecidas pelas seguintes características:
1.1 Fabricação precisa
Os componentes da faca devem estar encaixados precisamente, sem juntas. A transição entre o cabo e o calço deve ter acabamento impecável, o que é especialmente importante por questões de higiene. A lâmina e o cabo não devem apresentar irregularidades nem arestas, para não haver possibilidade de acúmulo de bactérias.
2.1 Processamento das superfícies
A superfície da lâmina deve ter um acabamento refinado, para tornar-se impermeável. Pelo acabamento reconhece-se o processamento de alta qualidade.
3.1 Durabilidade do fio de corte
A durabilidade do fio de corte determina quanto tempo uma faca pode ser usada eficientemente. Uma faca de alta qualidade terá uma longa vida útil se seu fio receber manutenção adequada.
4.1 Resistência à corrosão
Quanto mais polida for a superfície da lâmina,