Fabricação de Pastilhas
Professor: Paulo Pianezer
Assunto: Máquinas Industriais
Alunos: Carlos Daniel Negherbon de Souza Christian Pedrozo Xavier João Paulo Korc
Tema: Retíficas
Turma: Torneiro 02
.
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Retíficas (Modelos) 5
Conclusão 6
Imagens 7
Referências Bibliográficas 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Máquinas Industriais, especificamente sobre as Retíficas. É objetivo desse trabalho ensinar aos demais alunos o necessário para conhecerem um pouco mais sobre Retíficas. Está organizado em 3 partes: Retífica Plana, Retífica Cilíndrica e Retífica Centerless. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
RETÍFICAS
Retificadoras são máquinas operatrizes derivadas dos tornos mecânicos. São altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento da superfície. O sobremetal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm. As retíficas são divididas em três modelos:
Retífica Plana
Retífica Cilíndrica (Universal)
Retífica Centerless
RETÍFICA PLANA:
A retifica plana é uma máquina que trabalha com peças em aço e executa trabalhos de retificação em qualquer superfície plana, paralela, inclinada ou perpendiculares.
O processo de retificação é feito por um rebolo que é fixado no eixo vertical da retifica plana que gira em alta rotação, em sua mesa é fixada uma base magnética que quando acionada fixa a peça a ser retificada. A mesa desloca-se e um movimento retilíneo longitudinalmente e transversalmente