Processo de fabricação do md
Os principais passos na preparação do pó de metal duro pronto para prensagem são: - Pesagem do diferentes tipos de matéria-prima - Mistura e moagem em proporções e tamanhos de grãos adequados - Secagem por spray para o pó acabado - Identificação e estoque antes da prensagem.
Fabricação do Pó Os diferentes tipos de matéria-prima são entregues à fabrica. Dependendo da classe, são usados diferentes misturas e compostos. As principais matérias-primas normalmente são: - Carboneto de Tungstênio (WC) - Carboneto de Titânio e carboneto de Tungstênio (Ti,W)C - Cobalto - Carboneto de Tântalo e carboneto de Nióbio (Ta, Nb)C - Polietilenoglicol (fase aglomeraste, cera).
O pó, nas proporções adequadas para a classe final, é transportado para a moagem. O pó é misturado com etanol e moído por horas até que o tamanho de grão específico seja obtido. A mistura é movida em um recipiente de coleta especial. A mistura do lote é então transportada para a secagem por spray.
Após a moagem, o líquido de moagem (etanol) deve ser separado do pó. Isso é feito bombeando-se a polpa para um funil para secagem por spray. O álcool é evaporado e se formam pequenos aglomerados que caem para o fundo. O pó misturado é passado através de um resfriado e coletado em containers.
O pó de metal duro acabado e pronto para prensagem é colocado em baldes, identificado e estocado. Aproximadamente 30 diferentes misturas de pó de metal duro são estocados, dependendo das proporções da classe com relação à resistência ao desgaste e tenacidade.
Prensagem O método para manufaturar as ferramentas de prensagem é um complicado processo integrado aos sistemas CAD, onde as pastilhas são desenhadas para ferramentas de prensagem. Essas ferramentas consistem de uma matriz para prensagem, uma punção superior a outra inferior e um pino central para pastilhas com furo central.
A matriz é preenchida