reação de NaOH e HCl com a fenoltaleina
I) Adicionando-se a fenolftaleína ao tubo de ensaio com a agua destilada a solução fica ainda incolor um pouco turva.E com adição posterior de HCl 1mol/l, este sistema manteve-se também incolor. Entretanto, quando adicionou-se ao tubo, gota a gota,uma solução de NaOH 1 mol/L, obteve-se primeiramente a neutralização do ácido adicionado anteriormente e depois a solução fica rosa.
NaOH (aq) + HCl (aq) NaCl (aq) + H2O (l)
Sabe-se, portanto que a fenolftaleína é um substância orgânica que possui uma solubilidade baixa em agua. Quando adiciona-se esta em água notamos que o líquido se torna turvo devido à formação de um precipitado que é a própria fenolftaleína. Ao adicionarmos 5 gotas de ácido clorídrico 1 mol/L, o líquido permanece incolor ainda turvo, pois a fenolftaleína é igualmente insolúvel em meio ácido. Quando adicionamos ao tubo, gota a gota, solução de NaOH 0,1 mol/L, primeiramente tem-se uma reação de neutralização do ácido adicionado anteriormente, segundo a equação:
NaOH (aq) + HCl (aq) NaCl (aq) + H2O (l)
Continuando a adicionar hidróxido de sódio, após a completa neutralização do ácido, o meio se tornará básico (predominacia de ions OH-) e a partir dai o sistema na presença do indicador acido-base se torna rosa,pois a fenolftaleína é solúvel em meio básico.
Constatou-se, portanto,baseando na teoria de ácidos bases de Arrhenius que um acido em meio aquoso se ioniza, liberando ions de H+, segundo a equação:
HCl (aq) H + Cl-
Já a base em meio aquoso se dissoscia e libera OH-, de acordo com a equação:
NaOH (aq) OH- + Na+
E são esses ions em si e que são responsáveis pelas mudanças de cor ou não dos sistemas em questão na presença de fenolftaleína.
Percebeu-se também que quando uma base e um ácido reagem, formam sal e água, porém dependendo da quantidade adicionada de cada reagente a solução pode ficar com excesso de ácido(caracterizado pelo H+) ou de base (caraterizado pelos ions OH-), o que