Fabricaçao de peças
2 OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo descrever e explicar o funcionamento de redutores, englobando conceitos de elementos de máquinas, ensaios mecânicos e processos de fabricação.
Os elementos básicos de um redutor são:
Eixos: São usinados em aço médio carbono temperado e revenidos para a dureza especificada.
Engrenagens: São rodas dentadas com módulos padronizados por normas. Fabricadas em aço liga temperada em óleo e revenida. Tem formato cilíndrico de dentes retos, helicoidal ou cônico (pinhão), conforme o modelo do redutor.
Rolamentos: Elementos girantes de máquina que suportam o eixo com as engrenagens, possibilitando a eles o menor atrito possível ao girar. São utilizados rolamento radiais, axiais ou cônicos.
Retentores: Utiliza-se vedadores de borracha com molas, para reter o óleo da parte interna e evitar as infiltrações de contaminantes externos.
Tampa de inspeção: Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspeção das partes internas.
Níveis de óleo: Sistema para inspeção de nível óleo lubrificante utilizado dentro do redutor. Podem ser do tipo visor, tubo vertical ou vareta de nível.
Respiro: Dispositivo que possibilita a saída e entrada do ar no redutor durante o trabalho, devido ao aquecimento e resfriamento (mudança de volume do ar).
Placa de dados do redutor: Onde estão contidas várias informações importantes para o seu correto dimensionamento, tais como: Relação de transmissão, rotação máxima do eixo de entrada e saída, tipo de lubrificante, torque no eixo de saída, modelo, fabricante, etc.
Características
Os redutores variam sua construção conforme a potência do motor até