OPERAÇÕES DE USINAGEM E FABRICAÇÃO DE PEÇAS
UNESP, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Engenharia Mecânica Noturno, turma 321 de Laboratório de Usinagem dos Materiais.
Resumo: Este documento tem por finalidade expor os resultados e conclusões obtidos no laboratório sobre operações de usinagem e fabricação de peças. Neste laboratório pudemos conhecer os processos de fresamento, sangramento radial, retífica e fabricação de roscas no torno, portanto exibiremos aqui um breve resumo explicativo sobre cada processo acompanhado e descreveremos como foram suas execuções no laboratório. Por fim, apresentaremos nossas conclusões baseadas em nosso aprendizado.
Palavras-chave: Fresamento, Sangramento Radial, Retífica, Fabricação de Roscas, Operações de Usinagem.
1. INTRODUÇÃO
O termo usinagem, por definição, significa o ato de fabrica-se peças através da remoção de materiais. Tendo início em tempos remotos com a fabricação de utensílios domésticos em madeira com processos totalmente manuais, a usinagem evoluiu muito e hoje é indispensável para a humanidade devido a sua grande importância para o desenvolvimento industrial e tecnológico. Ao longo dos anos a usinagem evolui muito e hoje existem vários processos diferentes para a fabricação de peças, sendo cada um mais apropriado para cada situação. Logicamente o torneamento continua sendo o principal e mais utilizado processo de fabricação devido a sua versatilidade, mas processos como fresamento, mandrilamento, brochamento, retificação, entre outros, também vem tomando um grande espaço no mundo industrial. Com tantas opções disponíveis, cabe ao engenheiro projetista analisar qual método é mais apropriado para cada fabricação. Então, vamos agora conhecer mais detalhadamente os processos de fresamento e retificação em suas respectivas máquinas-ferramentas e os processos de sangramento e rosqueamento no torno.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. Método