Bomba de calor e máquina térmica
CAMPUS SALVADOR
LAÍS AGUIAR DE SOUZA SANTOS
MONIQUE EVA DE JESUS TRINDADE
BOMBA DE CALOR E MÁQUINA TÉRMICA
SALVADOR
2011
1. OBJETIVOS
Determinar a capacidade térmica da bomba de calor e da máquina térmica térmica, tratando os dois sistemas como ideais (sem perdas para o meio), a partir do registro das variações de temperatura e baseado no tempo cronometrado em intervalos de trinta e sessenta segundos respectivamente. Traçar os gráficos e determinar o raçar rendimento do sistema.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
BOMBA DE CALOR
A bomba de calor é um sistema que utiliza trabalho para retirar energia de uma fonte de calor à baixa temperatura (fonte fria) e t tornar essa energia disponível para uma fonte de calor à temperatura mais alta (fonte quente). É um processo não espontâneo realizado por meio de um ciclo termodinâmico que ne necessita de uma fonte de calor, permutador de calor (absorvendo e liberando o calor) e c certa quantidade de energia para manter o sistema em andamento.
Em uma bomba de calor ideal, todos os processos são reversíveis e não há perdas nas transferências de energia que ocorrem em virtude do atrito e da turbulência. Entretanto, num sistema real, a fonte quente perde calor para o meio e a fonte fria recebe calor do meio, devido à diferença de temperatura entre eles.
O desempenho de uma bomba de calor está diretamente relacionado com a quantidade de calor que é retirada da fonte fria e o quanto de trabalho foi necessário
para realizar esse processo. Para medir a eficiência de uma bomba de calor utilizamos a seguinte equação, onde K é o coeficiente de rendimento rendimento: Não existem bombas de calor perfeitas, pois não é possível uma séri de série processos cujo único efeito seja a transferência de energia na forma de calor de um reservatório a dada temperatura para outro a temperatura mais alta.
MÁQUINA TÉRMICA
Máquina térmica é