graduação
Muniz Berenice; berenicymz@hotmail.com. RESUMO:
O presente artigo pretende explorar alguns conceitos do movimento minimalista, abordando suas as interferências aplicadas no campo da moda, através de alguns estilistas e marcas citadas.
Busca as possíveis conexões entre arte e moda, a fim de reconhecer nas criações da marca Calvin Klein, as principais característica dessa corrente artística.
PALAVRAS-CHAVES: ARTE – LOUVRE - MINIMALISMO –– MODA – CALVIN KLEIN –
ABSTRACT: This article seeks to explore some concepts of minimalist movement, addressing their interference applied in the field of fashion, through some designers and brands mentioned.
Search the possible connections between art and fashion in order to recognize the creations of the Calvin Klein brand, the main characteristic of this artistic movement.
KEYWORDS: ART – LOUVRE - MINIMALISM –– FASHION – CALVIN KLEIN –
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho consiste em um estudo do movimento minimalista, com o objetivo de reconhecer e interpretar quais aspectos dessa corrente pode ser aplicado no campo da moda e apresentar a associação da marca Calvin Klein a minimal art. A partir desse embasamento teórico, tenciona-se a criação de uma coleção de moda com 12 croquis, com inspiração no Museu de Arte do Louvre, e no estilo minimalista da grife Calvin Klein.
Por volta dos anos 1960, surgiu o movimento minimalista nos Estados Unidos. Como características marcantes nas produções artísticas, podemos citar o monocromatismo e geometrismo. No final da década de 1980, notamos uma forte influência dessas aparências nas criações de moda, confrontando com as coleções europeias, onde anteriormente imperaram modelos com brilhos, bordados, aplicações, estampas e demais exageros.
Para a moda o minimalismo é considerado um estilo clássico, seus aspectos fundamentais são a elaboração dos shapes (formas) com modelagens estruturadas e retas,