PROCESSOS DE USINAGEM
RESUMO
Usinagem significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta para ser trabalhado.
A mecânica de usinagem /maquinagem engloba muitas máquinas, principalmente dentro da indústria metal/mecânica. Dentre elas estão os tornos, as fresadoras, as retificadoras, as furadeiras, centro de usinagem, madriladoras e etc.
Antigamente as máquinas eram manuais, depois movidas a vapor onde o trabalho foi melhorando e hoje são movidas na eletricidade e são de alta precisão, e todas são contraladas por computador.
As usinas hoje atendem há vários tipos de mercado como: automotivo, naval, aeroespacial, entre outros.
A norma DIN 8580 se classifica em processos de fabricação tais como: formação de origem, conformidade, separação, união, revestimento, modificação das propriedades dos materiais. Usinagem é um conjunto de operações que dão forma a uma peça através da remoção de material.
A usinagem é divida em dois grupos:
1) Usinagem utilizando ferramentas com geometria de corte definida: Torneamento, furação, fresamento, serramento, aplainamento, limagem, brochamento, escovamento, rasqueteamento (ou seja, tudo que você consegue medir a geometria de corte).
2) Usinagem utilizando ferramentas com geometria de corte indefinida: Retificação com rebolos, brunimento, lapidação, jateamento, abrasivos em geral(ou seja, geometrias de corte que você não consegue medir, como os abrasivos que em geral tem sua geometria especifica, tamanho afiação que são totalmente diferentes de um inserto de corte para torneamento, ou uma ponta de broca).
Palavras-chave: usinagem; processo.
Lista de Figuras
Figura 1 – Torneamento.....................................................................................................
Figura 2 – Formação do cavaco .................................................................................................
SUMÁRIO
1.