Extrusão
Resumo Teórico
Introdução
Moldagem por extrusão é um processo utilizado para produzir artigos ocos fechados de materiais do tipo termoplástico, como PVC, PE, PP, PEAD, etc.
Definição de extrusão
Extrusão é um processo de produzir um produto por forçar um material através de um orifício.
Extrusão Contínua
A moldagem por extrusão pode ser dividida em várias categorias. O processo de extrusão contínua é o mais importante destas categorias.
Materiais utilizados
A extrusão se desenvolveu originalmente na utilização de polietileno de baixa densidade
(PEBD). Posteriormente foram feitas adaptações para adequar um material difícil de usar, como o PVC, que tem maior viscosidade de fundição, e o PEAD. O PP vem ganhando mercado por ter baixo custo, resistência ao calor, baixa densidade e rigidez e por sua versatilidade (pode ser modificado adicionando-se enchimento e elastômeros). Outro material bastante utilizado é o
PET, por ser menos permeável a gases, em embalagens de refrigerante.
Extrusão por rosca única
A maior parte dos termoplásticos são processados por extrusão. Esse número chega a 65% e como o tipo mais popular de extrusora é a de rosca única, pois é simples, barata e eficiente.
Por ser a mais utilizada, o assunto será aprofundado neste processo.
Extrusão e termoplásticos
Para extrudar um material termoplástico é necessário primeiramente amolecê-lo para que a moldagem seja possível, e isto normalmente é feito com calor. O movimento relativo entre rosca e canhão força o material em direção ao ferramental (cabeçote) e através dele o produto recebe a forma pelo ferramental, e/ou pela distorção de pós-extrusão, onde o produto é refrigerado enquanto a forma é mantida.
Configuração da máquina
A rosca rotativa e o canhão são as duas unidades que agem para transportar o material plástico. Uma vez fundido é forçado a passar através do ferramental. Um motor elétrico efetua a rotação da rosca a uma velocidade que pode ser variada