Extrusao polimeros
ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
Extrusão De Materiais Poliméricos
Prof. Marcos Eduardo Tallarico Adorno
HELENO BARBOSA DA SILVA J.R RA: 201301238
ABR/2015
O que é extrusão?
Extrudir é forçar a passagem de um material através de um orifício. Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e conferir determinadas características. A extrusão é um processo de conformação mecânica (ou conformação plástica) de materiais plásticos ou metálicos Podem ser extrudidas peças longas com a seção transversal no formato que se desejar e, posteriormente, secioná-las de modo a produzir diversas peças com a mesma seção transversal de uma só vez.
Processo
Extrusão Processo: Assim como em outros processos de conformação, a extrusão pode ser realizada em altas temperaturas (Extrusão a quente) ou a temperaturas ambientes (Extrusão a frio). O que irá determinar qual desses processos será usado é a ductilidade da peça (metais não muito dúcteis passam pelo processo a frio), o custo e exigências técnicas (a alta temperatura e pressão podem ter efeitos indesejáveis sobre a peça em longo prazo). A extrusão a quente envolve as seguintes etapas:
1. Fabricação e corte do tarugo. 2. Aquecimento uniforme do tarugo. 3. Transporte do tarugo aquecido para a câmara de extrusão. Essa etapa deve ser executada o mais rapidamente possível para diminuir a oxidação na superfície do metal aquecido. 4. Pode ser adicionada uma solução para não grudar o disco de pressão no tarugo. 5. Execução da extrusão: O pistão é acionado e o material é empurrado, sendo pressionado contra a matriz (que foi pré-aquecida para evitar choques térmicos). 6. Fim da extrusão: o pistão recua e a câmara se afasta para a retirada do disco e da parte restante do tarugo. A parte restante do tarugo é carepa, que é o oxido formado devida as altas temperaturas da