Portf Lio Grupo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma reflexão sobre a importância dos Indicadores Sociais para a construção de políticas públicas para a gestão de projetos sociais, para atuação do serviço social, buscasse fazer uso desses indicadores sociais de modo a satisfazer a sociedade civil na busca pelos seus direitos. O profissional assistente social oferece seus serviços com ética, enfrentando desafios e dificuldades no monitoramento da realidade social. Sendo os indicadores sociais é um dos elementos essenciais para monitoramento de dados para o planejamento de serviços sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
No período anterior à Revolução de 1930, as políticas sociais eram fragmentadas e de natureza emergenciais, buscando, sobretudo, socorrer a comunidade, não tendo caráter preventivo, na maioria dos casos. Houve alguns indícios, por parte do Estado, de que poderia oferecer serviços de atuação global e continuada, mas com pouca continuidade. É desse período a criação do Departamento Nacional de Trabalho e do de Saúde, ambos de 1923.
Os indicadores sociais são ferramentas utilizadas na gestão social de políticas públicas, através do conhecimento na área de atuação é produzido e organizado os Processos de Trabalho do Assistente Social frente a demanda existente.
O serviço social é interpretado como uma profissão em que as suas atividades profissionais se destacam, com maior frequência, na execução, articulação e planejamento das politicas sociais publicas de diferentes setores (saúde, habitação, previdência social, educação, assistência social, dentre outras), sendo preciso uma reflexão crítica diante da imputação que perpassa e constitui as desigualdades sociais.
No campo aplicado das políticas públicas, os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma demanda de