INDÚSTRIA DO PLÁSTICO - POLÍMEROS
1
VIDEO - Polimeros
2
INDUSTRIA DO PLÁSTICO - POLÍMERO
Teoria da Força Vital enunciada por Berzelius . Somente era possível utilizar polímeros produzidos naturalmente, pois não havia tecnologia para promover reações entre os compostos de carbono.
Friedrick Wohler derrubou a Teoria da Força Vital, as pesquisas sobre química orgânica se multiplicaram.Em 1860 havia a moldagem industrial de plásticos naturais e reforçados com fibras.
Henri Victor polimeriza o cloreto de vinila com o auxilio da luz do sol.
O período entre 1920 e 1950 foi decisivo para o surgimento dos polímeros modernos. Durante a década de 60 surgem os plásticos de engenharia, na década de 80 observa-se um certo amadurecimento da tecnologia dos polímeros: o ritmo dos desenvolvimentos diminui, enquanto se procura aumentar a escala comercial dos avanços conseguidos. A partir do final da década de 90, novas técnicas de polimerização começam a ser investigadas, onde se consegue ter um grande controle da massa molecular .
3
Cadeia Produtiva
Gasolina
Querosene
Óleo Diesel
Asfalto
1ª GERAÇÃO
GLP
Nafta
Óleo
combustível
Refinamento
Craqueamento
Petróleo
3ª
GERAÇÃO
Eteno
Propeno
Buteno
Butadieno
Benzeno
Tolueno e Xileno
2ª GERAÇÃO
Transformação
Polimerização
4
Polímero
Monômero (do grego, mono “um” e meros “partes”): É uma pequena molécula de baixo peso molecular ligada o outros monômeros para formar um polímero.
Comonômero: Monômero que é misturado a um outro tipo de monômero na polimerização.
Polímero (poli “muitos” e meros “partes”): É o termo usado para descrever uma molécula substancialmente longa. Esta molécula longa consiste de unidades estruturais que se repetem ao longo da
cadeia.
Monômero
(Molécula)
5
Molécula de Polímero
(Macromolécula)
Polimerização
ETENO POLIMERIZAÇÃO
H2C=CH2
H3C
GÁS
CH2
CH2
CH2__ CH2 __ CH2
CH2
CH2
CH2
CH2__ CH2 __ CH3
SÓLIDO
6
CH2
Polímeros Comerciais
Monômero
(Molécula)
Molécula