Extração e Recristalização
- Extrair o AAS do comprimido;
- Recristalizar o AAS obtido após extração;
- Calcular a porcentagem de AAS nos comprimidos.
2. INTRODUÇÃO
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais, ou seja, a recristalização baseia-se nas diferenças das solubilidades em diferentes solventes e no fato de que a maioria das substâncias sólidas são mais solúveis em solventes quentes que em frios.
Sobre a recristalização é interessante o que Silva aponta em seu livro “Introdução à Química Experimental”:
“O processo de recristalização consiste na dissolução do sólido a ser purificado em um solvente quente ou, até mesmo, em ebulição, (se necessário, a mistura quente é filtrada para a remoção de quaisquer impurezas insolúveis) e, posteriormente, na sua cristalização, à medida que a solução resfria. Idealmente, somente, a substância desejada precipita na forma cristalina e todas as impurezas solúveis permanecem na água-mãe (solução restante após a cristalização). O sólido cristalino pode ser separado da água mãe por filtração e, em seguida, secado. Se uma única operação de recristalização não levar à substância pura, o processo pode ser repetido com o mesmo ou outro solvente.” (SILVA; BOCCHI; FILHO, 1990, p.100).
As substâncias sólidas raramente são puras, por isso têm sido purificadas por recristalização, que é o método mais útil para a purificação das mesmas. Portanto, a purificação do Ácido Acetilsalicílico (AAS) será obtida por recristalização, dissolvendo-se o produto em etanol e aquecendo-o. A temperatura na qual um sólido cristalino se funde, isto é, torna-se líquido é denominado de ponto de fusão. Um composto orgânico cristalino puro tem, em geral, um ponto de fusão bem definido, ou