Quimicas
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL – PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA PROTEÇÃO DO GRUPO FUNCIONAL E PREPARAÇÃO DA p-NITROANILINA, SEPARAÇÃO DOS ISOMEROS ORTO E PARA POR CRISTALIZAÇÃO
David Brito, Raquel Alpi e Samanta Medeiros Brandão.
Curso de Química, Centro Universitário UNIFIEO
Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Iara – OSASCO-SP
A Química Orgânica Experimental é uma disciplina que contempla o estudo dos compostos orgânicos tanto na teoria como na prática. Muito utilizado a técnica de recristalização, que é uma purificação. Essa técnica se baseia em encontra um solvente que dissolva o sólido enquanto está quente, o mesmo solvente não deverá dissolve-lo enquanto está frio.
Palavras chaves: Recristalização, solubilidade de composto em diversos solventes, ponto de fusão.
Introdução
Sabemos que existem muitos compostos orgânicos na natureza, que a primeira vista pode parece pertencer ao mesmo grupo funcional, porém, cada um tem suas características químicas, que se comportam de diferentes maneiras em reações com um mesmo reagente. É possível identificá-los, basta realizar testes de solubilidade, recristalização, teste de ponto de fusão entre outras técnicas.
Ponto de fusão e determinação
Ponto de fusão é a temperatura em que o primeiro cristal começa a se fundir até a temperatura em que o último cristal desaparece (pf), exemplo pf 147 – 149°C. Se a diferença do ponto de fusão inicial e o final for muito alto, pode indicar um composto impuro. Se tem um composto sólido desconhecido, determine o ponto de fusão, pode-se encontrar os pontos de fusão teóricos em Hand Books e catálogos, e assim descobrir de qual composto se trata. O composto deve estar em estado sólido!
Normalmente, é realizado em tubos finos de extremidades fechadas (tubos capilares). Uma das pontas do tubo deve ser fechado, usando um combustor. Existem diversos aparelhos para determinação do pf, exemplos: Mel-Temp, Fisher-Johns, Thomas-Hoover