Extração líquido-líquido e Recristalização
Extração líquido-líquido e Recristalização
Introdução:
A purificação de substâncias é um processo muito importante em laboratórios de química e indústrias. Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo frequentemente acompanhados de impurezas.
Extração liquido-liquido é um método baseado na transferência de um soluto de uma fase líquida para outra de acordo com a sua solubilidade. Assim, essa técnica pode ser usada para separar seletivamente uma substância de uma mistura ou para remover impurezas de uma solução. Na prática, normalmente uma das fases é a água ou uma solução aquosa e a outra um solvente orgânico que é imiscível com a água, e a separação ocorre pela diferença de densidade.
Exemplo: Numa extração que temo como solvente o Diclorometano (densidade ~ 1,33 g/cm3) e a Água (densidade ~ 1,00 g/cm3). A água será a camada superior e o diclorometano será inferior, pois sua densidade é maior.
Neste caso, utiliza-se a chamada extração através de reações ácido-base, que se baseia na diferença de solubilidade em meio ácido e meio básico dos componentes a serem separados. A maioria dos solventes é receptor ou doador de par eletrônico; consequentemente, são ácidos ou bases de Lewis. As consequências químicas da acidez ou basicidade do solvente são consideráveis, elas ajudam a esclarecer as diferenças entre as reações no meio aquoso e não-aquoso. Assim, a reação de deslocamento frequentemente ocorre quando um soluto se dissolve em um solvente, e as reações subsequentes da solução também são normalmente de deslocamento ou de duplo deslocamento. O ácido (H+) é sempre considerado como complexado com o solvente, como em H3O+ se o solvente é a água, e as reações são tratadas como a transferência do ácido, o próton, de uma molécula de solvente básico a uma outra base.Solventes básicos são comuns; eles podem formar complexos com o soluto e participar nas reações de deslocamento.
Após