Helll
Introdução à Química Orgânica
Ciclo Básico 2013/1
ROTEIRO PARA AULAS PRÁTICAS 2 E 3
- Extração com solventes quimicamente ativos - Recristalização do ácido benzóico-
Este roteiro traz as informações para a realização de dois experimentos: (1) separação de uma mistura de naftaleno e ácido benzóico utilizando solventes quimicamente ativos e (2) recristalização do ácido benzóico obtido. Neste semestre estes dois experimentos serão realizados no mesmo dia, sendo fundamental que seu grupo se organize para cumprir todas as atividades programadas.
Experimento 1: Extração com solventes quimicamente ativos
Misturas são únicas na química, afinal nós as usamos e as consumimos diariamente. As bebidas que bebemos a cada manhã, o combustível que usamos em nossos veículos e o chão que pisamos são misturas.
Qualquer material feito de duas ou mais substâncias que não sejam quimicamente combinadas é classificada como uma mistura. Entretanto, muitas vezes, o isolamento dos componentes puros de uma mistura é necessário. Para isso, os químicos têm desenvolvido técnicas para a realização desta tarefa e essas, genericamente, levam em conta diferenças nas propriedades físicas dos componentes dessa mistura. As técnicas mais comumente utilizadas para a separação de misturas são:
Sublimação: Esta técnica envolve o aquecimento de um sólido até que ele passe diretamente da fase sólida para a gasosa. Alguns sólidos tais como iodo, cafeína, para-diclorobenzeno sublimam com certa facilidade.
Extração: Este procedimento usa um solvente que seletivamente dissolve um componente de uma mistura de sólidos, ou ainda solubiliza melhor um dos componentes de uma mistura de líquidos.
Filtração: Este procedimento separa um sólido de um líquido pelo uso de um material poroso como um papel de filtro, carvão ou areia.
A transferência de um soluto de um solvente para outro solvente é chamada de extração, ou