novo teorico
Devem ser evitados expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilize em hipótese alguma adjetivo possesivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É bastante recomendável, efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.
Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos, resultados, fórmulas e expressões matemáticas. As ilustrações (tabelas, fórmulas, gráficos e figuras) deverão vir na sequência mais adequada ao entendimento do texto e serem “chamados” no texto.
Um relatório, em geral, é composto de seis (ou sete) partes: capa, introdução (objetivos), procedimento experimental, resultados e discussão, conclusões e referência bibliográficas. Cada uma das partes deve ser destacada, através de um subtítulo, contendo, pelo menos, o nome específico da parte. A seguir, está detalhado o que deve ser incluído em cada uma dessas seções de um relatório.
CAPA: Deve conter o nome da instituição, com subordinação até professor (parte superior); título do experimento; nome dos componentes da equipe e por fim cidade e data de realização do experimento.
INTRODUÇÃO: A finalidade da introdução é descrever o problema a ser resolvido e as técnicas empregadas. Discutir a importância do experimento, os fundamentos teóricos envolvidos, com destaque aos itens mais importantes para o correto entendimento e interpretação dos resultados da prática. Nesta seção também deverá ser explicitado, de forma clara e breve, o objetivo do experimento. Lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura. Não copie os textos consultados, para isso basta uma máquina de fotocópias. A introdução deve conter no máximo 3 páginas