Trabalho Gestão Pública - FIES
Compreende se que as atuais políticas públicas educacionais assumem na relação entre Estado e sociedade, sendo importante o resgate histórico acerca da própria formação social brasileira e da influência que exerce sobre as políticas educacionais de cada época. Com base em uma análise histórica sobre o papel social destinado a educação em diferentes períodos da história do Brasil, é possível demonstrar algumas das principais articulações e contradições que marcaram a organização do sistema educacional brasileiro, bem como, as continuidades, descontinuidades, adequações e aberturas que caracterizaram as políticas educacionais de diferentes ocasiões.
A concepção distribuída pelas constituições internacionais apresentou influência fundamental na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação - PDE divulgado em 2007, que além de focar a democratização do acesso as instituições de ensino, indica programas de ensino a partir de ações inter-setoriais. Entre tanto temos como exemplo na educação superior a facilidade que o aluno tem para entrar em uma universidade particular, anteriormente só estudava em uma universidade particular quem possuía uma aquisição de renda elevada, mas com as políticas públicas educacionais percebe-se uma nova historia na vida acadêmica.
A política pública na educação superior facilitou o ingresso dos estudantes a realizar um curso superior em varias áreas. Foram adotados, diversos planos para inserção do estudante na universidade, dentre esses planos foi adotado ENAD, PIBID, SINAES, IGC, IMA, MARCA, PNAES, HOSPITAIS UNIVERSITARIOS, Celpe Bras, Escola de Altos Estudos, PROUNI, FIES, ENEM, entre outros. Com isso a oportunidade aos interessados, de ingressar no ensino superior ficou muito mais fácil o que era impossível antes hoje se tornou simples, por meio de financiamento e independente de sua ascendência social, econômica ou étnica, favorecendo a democratização do ensino superior, tem