Extração do óleo de abacate
O abacate é uma fruta tropical, sendo cultivado por quase todo o mundo. No
Brasil, quase todos os estados possuem potencial para implantação da cultura do abacateiro, cujos frutos variam sua composição química de acordo com a região que foi plantada ¹.
Dentre os componentes presentes no abacate, destacam-se a elevada quantidade de ácidos graxos, proteínas e vitaminas lipossolúveis, que trazem muitos benefícios à saúde, como: a redução da taxa de colesterol e pressão sanguínea, ação antioxidante e anti-inflamatória, evitar fadiga mental, ajudar na formação de ossos e dentes, entre outros benefícios ².
O abacate apresenta alto teor de lipídeos na polpa, sendo essa parte utilizada como matéria-prima para a obtenção de óleo. Porém, é importante que o fruto se encontre maduro, pois apresenta maiores concentrações de óleo em relação ao fruto ainda verde.
O óleo de abacate é muito empregado em cremes e emulsões cosméticas, bronzeadores e protetores solares, na fabricação de sabões e sabonetes, na produção de biocombustíveis, nas indústrias farmacêuticas e alimentícias.
2. Objetivos
Este trabalho tem como objetivo investigar e desenvolver uma metodologia adequada para efetuar a extração do óleo de abacate, testando diferentes métodos e obtendo o custo e o benefício de cada um.
3. Metodologia
Devido a grande variedade de óleos, não existe uma operação unitária única para a extração do óleo de abacate, podendo ser extraído por vários métodos, como o de prensagem mecânica, extração por solvente, extração por enzimas, entre outros. Este trabalho, que se encontra em andamento, realiza extrações por 1) hidrólise ácida por meio do uso dos seguintes solventes: hexano, éter de petróleo e álcool etílico, 2) extrações utilizando o sistema extrator Soxhlet, com os mesmos solventes e 3) extrações enzimáticas. Todos os procedimentos estão sendo realizados em triplicata.
Até o presente momento foram realizados os seguintes processos: