EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL: CASEARIA SYLVESTRIS
CASEARIA SYLVESTRIS
.
RESUMO
Nesta experiência foram usadas folhas da erva Casearia Sylvestris (erva de bugre), esta planta vegeta em abundância em todo o território brasileiro. Destas folhas trituradas foi feita a extração do óleo essencial.
O método utilizado foi através de um sistema de Extração de Clevenger modificado, onde se obteve uma porcentagem de 0,17% do óleo essencial. Como a porcentagem do óleo é pequena, para ser mais fácil a sua separação, foi usado pentano como solvente para retirada o óleo. Utilizamos sulfato anidro para secar a água ainda existente. No final, para remover o solvente pentano, usamos um método de arraste com gás argônio.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
3 CLASSIFICAÇÃO DOS CONTITUINTES 7
4 APLICAÇÕES DO ÓLEO 8
5 PARTE EXPERIMENTAL 9
5.1 Materiais e reagentes 9
5.2 Procedimento experimental 9
6 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 11
6 CONCLUSÃO 12
7 BIBLIOGRAFIA 13
1 INTRODUÇÃO
As essências ou aromas das plantas,são devidas a íleos voláteis ou óleos essenciais, muitos utilizados desde a antiguidade. Alguns são utilizados como perfumes, por causa de seus odores agradáveis, outros em temperos, por causa de seu bom paladar. As olhas de Casearia Sylvestris, são utilizadas como bactericidas, depurativa ou antiinflamatória. Estes óleos são chamados voláteis, pois podem ser extraídos por destilação, simples, por vapor.
Pesquisas do século XIX, mostram que compostos responsáveis pelos odores agradáveis, eram chamados de terpenos, quando o composto tinha 10 carbonos e eram hidrocarbonetos. Mais tarde descobriram que existem constituintes de plantas menos voláteis, com 15, 20, 30 e 40 átomos de carbono. Então estes passaram a ser chamados de monoterpenos os com 10 átomos de carbono, e, os com mais átomos, como por exemplo, 15 átomos, chamou-se sesquiterpenos.
Neste experimento, foram utilizadas as folhas da Casearia Sylvestris