contabeis
Fatos permutativos ou compensativos são os que trazem variações do ponto de vista específico, sem alterar a situação líquida do patrimônio.
Assim, podem ocorrer permutações entre componentes do ativo ou do passivo, ou, ainda, compensações entre componentes do ativo e do passivo, sem reduzir ou aumentar a situação líquida.
Como exemplo de permutação de componentes do ativo, temos o recebimento de duplicata. Por esta operação, há diminuição do ativo, porque desaparece o crédito do patrimônio sobre o valor do título, mas ao mesmo tempo ocorre aumento do ativo pela entrada de dinheiro em caixa. Não há, portanto, como vemos, alteração na situação líquida do patrimônio, mas apenas permutação de seus elementos constitutivos, pois a saída de um foi compensada pela entrada de outro de igual valor.
LANÇAMENTO (Permutação no ativo)
D CAIXA
C DUPLICATAS A RECEBER Recebido de H. Marques, valor da Duplicata nº 74 1.800
O aumento de ativo e passivo pode ocorrer com a compra de mercadorias a prazo, operação à qual veremos no exemplo a seguir. Essa operação aumenta o ativo pela entrada de mercadorias, e , ao mesmo tempo, o passivo, com o acréscimo da responsabilidade em Fornecedores.
LANÇAMENTO (Compra de mercadorias a prazo)
D MERCADORIAS
C FORNECEDORES Cia. Industrial Brasileira s/nota fiscal nº 7.654 28.500
Como exemplo de diminuição de ativo e passivo citemos o pagamento de duplicata. Há, com essa operação, diminuição de ativo pela saída de dinheiro e, ao mesmo tempo, diminuição de passivo pela extinção de responsabilidade.
LANÇAMENTO (Diminuição de ativo e passivo)
D DUPLICATAS A PAGAR
C CAIXA Pagamento da duplicata 2.134, de G.Moura & Cia. 11.200 FATOS MODIFICATIVOS
Fatos modificativos são os que produzem alterações na situação líquida do