EXTRAÇÃO DE DNA
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
JEINA VIEIRA DE LIMA
LAINARA COSTA
LOUISA MONTEIRO
SARA PEREIRA
HISTOLOGIA
MANAUS
2013
ANA CAROLINE NEGREIROS
JEINA VIEIRA DE LIMA
LAINARA COSTA
LAÍSA ROMÃO
LOUISA MONTEIRO
SARA PEREIRA
VANDETE LEITÃO
RELATORIO DO LABORATÓRIO - EXTRAÇÃO DO DNA
Relatório acadêmico solicitado como pré – requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Histologia, ministrada pela Prof.ª Fabiane Monteiro, da Faculdade Metropolitana de Manaus, Unidade III, sala 6C.
MANAUS
2013
1. EXTRAINDO O DNA No dia 25 de novembro de 2013 a turma de fonoaudiologia do primeiro período, ministrada pela professora Fabiane Monteiro, seguiu para o laboratório a fim de extrair o DNA de alimentos como cebola, manga, tomate e morango. O DNA é um dos ácidos nucleicos que constituem o material genético da maioria dos seres vivos.
Para esta extração foi utilizado o sal, o álcool, o detergente, o papel filtro e o alimentos de acordo com a preferência da equipe. O detergente, por possuir um componente chamado de sulfato de sódio, desnatura as membranas lipídicas e as proteínas, desintegrando os núcleos e os cromossomos das células da cebola, separando o DNA cromossômico. O sal misturado foi utilizado para neutralizar o DNA, que precipitará com o álcool. O álcool em solução salina proporciona uma solução heterogênea e faz com que as moléculas de DNA se aglutinem.
2. CEBOLA
Para começar o procedimento, tiramos a casca da cebola e a cortamos ao meio. Foi utilizado uma dessas partes no experimento. Em um recipiente amassamos (figura 1) bastante a cebola até ficar uma certa “papa”. Depois, acrescentamos uma colher de sal (figura 2). Em seguida, acrescentamos um pouco de detergente e amassamos novamente. (figura 3),depois adicionamos o detergente.
Para