EXTRAÇÃO DA MADEIRA
A EVOLUÇÃO NA FORMA DE SE EXTRAIR A MADEIRA
Convivemos hoje com muitas tecnologias que facilitam em nossas atividades, o ser humano através da capacidade de evoluir, desenvolveu ao longo de sua trajetória, máquinas incríveis como as que fazem a colheita de madeira.
Tudo começou com velho machado para se derrubar uma árvore, um processo bem rude e demorado, porém vale ressaltar que a necessidade da época não era grande, as pessoas tinham um zelo e um cuidado ao extrair as árvores e a natureza era sinônimo de vida.
Com o tempo foram-se desenvolvendo ferramentas de extração mais elaboradas como o cerrote que necessitava de duas pessoas para manipulá-lo, destaca-se também o trabalho coletivo em prol da extração isso diminuiu muito o tempo que era gasto.
Um grande avanço que tivemos nesse processo foi o desenvolvimento de máquinas e os motores que juntamente com as “velhas” ferramentas fizeram a diferença tornando a extração da madeira menos cansativa e mais produtiva.
Daí para frente o mundo deu um salto em todos os aspectos, as grandes construções e a necessidade cada vez maior da madeira fez com que máquinas bem mais elaboradas e multifuncionais saíram dos sonhos e se tornaram realidade. O velho machado virou artigo de museu, a mão de obra foi reduzida e o trabalho se tornou prático, porém grandes áreas foram devastadas em pouco tempo, sem um controle, causando terríveis impactos ao meio ambiente.
O uso da tecnologia revolucionou o mundo, sou a favor de todas as máquinas que facilitem a vida do ser humano, porém ao extrair uma árvore seja com um machado, cerrote ou uma máquina de última geração que possamos parar por um momento e nos perguntar se é realmente necessária à extração da mesma e se estamos fazendo o replantio, já que formas de se extrair nós temos em abundância, mas e as formas de se preservar? Que fique essa pergunta para ser respondida em nosso dia-a-dia.
O Planeta Agradece!