ANALISE SEMIÓTICA FILME SHOW DE TRUMAN
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise semiótica baseada no filme “Show de Truman”.
O filme narra a historia de um reality show, um programa de televisão de grande audiência que acompanha a vida de um homem, desde sua gestação até parte de sua vida adulta.
O “Show de Truman” como é chamado o programa e também o nome que intitula o filme, é transmitido para todo o mundo e prende seus telespectadores por décadas.
Truman é um homem que cresceu em um mundo “perfeito”, sem saber que tudo a sua volta era parte de um programa onde a historia era sua vida, seu dia-a-dia e ele era a “estrela”. Contudo Truman não sabia disto.
Ele vive em meio a sua família, amigos e trabalho em uma cidadezinha pacata e muito bonita. Porém sua vida começa a mudar a medida que ele passa a questionar a realidade. Seus desejos e comportamento antes previsíveis acabam o levando a descobrir o verdadeiro mundo que o cerca.
A hipótese levantada sobre o filme, é que o desejo de poder do homem e sua vontade de ser deus, levam Christof a criar o programa, “mundo” próprio onde ele é o “deus”.
AnÁlise semiótica
A cidade onde Truman mora é pequena, muito limpa, organizada, tranqüila, tem as casas com a arquitetura parecida e jardins bem cuidados, as ruas com poucos carros.As pessoas da cidade são muito educadas, simpáticas, estão sempre bem arrumadas e vivendo em harmonia.Mostra uma idéia de sociedade ideal, com cidadãos perfeitos e civilizados, pois no filme em momento algum dentro do mundo de Truman a referencias indicando que é uma cidade de interior ou mostra a região. Contudo o modo de vida mostrado remete ao estilo de vida americano que é comercializado para o mundo todo, a soma de todos esses fatores, simboliza o padrão de vida em paises de primeiro mundo, pois ao assistir o filme podemos notar que não é o padrão de vida característico de paises de terceiro mundo.
A esposa de Truman é loira, branca, estatura mediana, magra, trabalha