Extração contínua
Ao longo do desenvolvimento da química orgânica muitos procedimentos foram melhorados e equipamentos desenhados visando tornar mais eficaz os métodos de separação e purificação. Para extração por solventes foram desenvolvidos os extratores contínuos para amostras sólidas e líquidas. Estes equipamentos fundamentam-se na extração da substância exposta ao solvente em uma parte separada do equipamento e o retorno deste a sua unidade armazenadora. Por destilação o solvente livre da substância dissolvida retorna a porção do equipamento para um segundo ciclo de extração.
O aparelho de Soxhlet é utilizado quando se deseja extrair continuamente uma ou mais substâncias de um material sólido. Este aparelho é composto de três partes: um balão de tamanho variável, um corpo extrator que também varia em função do volume de material a ser extraído e um condensador de refluxo.
Esta técnica inicia-se colocando a amostra num papel de filtro (forma cilíndrica) dentro do Soxhlet. O solvente é aquecido num balão de fundo redondo, originando vapor. O vapor proveniente do solvente aquecido passa para o condensador onde é refrigerado passando ao estado líquido e enchendo o extrator até ao nível do tubo lateral. Ao longo do tempo, o solvente vai arrastando compostos solúveis presentes na amostra e após vários ciclos obtém-se e extrato final.
O método descrito Soxhlet é um processo contínuo, e é bastante útil nos casos em que o composto puro é parcialmente solúvel em um solvente e as impurezas não.
A eficiência do método de Soxhlet,depende da natureza do material a ser extraído; Polaridade do solvente; Ligação dos lipídeos com outros componentes; Circulação do solvente através da amostra; Tamanho das partículas; Umidade da amostra; Velocidade de refluxo e quantidade relativa de solvente.
OBJETIVO
Extração de metabólitos secundários presentes na casca do limão pelo método de Soxhlet.
MATERIAIS E REAGENTES
Béquer de 150 mL
Proveta de 250 mL
Condensador de