extraçao contínua
TÍTULO: ANÁLISE DO RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO DE TRIMIRISTINA COM DIFERENTES SOLVENTES A PARTIR DE NÓZ-MOSCADA (Myristica Fragans)
AUTORES: LOPES, G. A. C. (UEAP) ; COSTA, J. S. (UEAP) ; RAMOS, R. S. (UEAP) ; ALMEIDA, S. S. M. S. (UNIFAP)
RESUMO: A técnica de extração com solventes orgânicos é bastante utilizada em laboratórios de química orgânica e farmácia, e torna possível o isolamento de substâncias específicas com alguma função farmacêutica, industrial ou alimentar. Neste trabalho objetivou-se, principalmente, analisar o rendimento da extração de trimiristina para quatro marcas (A, B, C e D) de noz-moscada com três solventes diferentes (hexano, éter de petróleo e clorofórmio). A marca B apresentou a maior quantidade de trimiristina extraída e a marca D o menor valor. Em relação aos solventes, o hexano e o clorofórmio se mostraram mais eficientes, sendo estes os que mais extraíram trimiristina das amostras. As amostras analisadas, apesar do mesmo biótipo, apresentaram diferenças nos valores de trimiristina.
PALAVRAS CHAVES: trimiristina; extração por solvente; rendimento.
INTRODUÇÃO: A noz-moscada, uma especiaria proveniente do gênero Myristica, pertencente à família das Myristicaceae, possui ainda em sua composição muitos outros componentes, como compostos azotados, gordura, óleos essenciais, amido e celulose. É utilizada como condimento na alimentação e também, na medicina, na forma de nanopartículas carregadoras de fármacos lipofílicos no organismo, alem de possuir considerável função antioxidante(PETERSEN; FAHR; BUNJES, 2010; OLALEYE; AKINMOLADUN; AKINDAHUNSI, 2006).
A trimiristina, um dos componentes da noz-moscada, é um triacilglicerol cujo único ácido graxo é o ácido mirístico (C13H27CO2H). Está presente no óleo fixo da noz-moscada, sendo a massa de óleo cerca de 20% a 40% da semente e a massa de trimiristina aproximadamente 73% da massa de óleo. A fusão da trimiristina ocorre a temperatura de 54ºC a 55ºC (BALMER,