Relatorio de extração
Extração
A técnica da extração consiste na transferência de um soluto de um solvente para outro. Possui a finalidade de isolar determinados compostos orgânicos de soluções ou suspensões aquosas onde se encontram. Porém, é necessário que o solvente possua algumas propriedades, para que a extração ocorra de forma efetiva:
Ser imiscível;
Formar duas fases;
Não reagir quimicamente com o soluto;
A substância orgânica a ser extraída deve ser mais solúvel no segundo solvente;
Ser volátil;
Não ser inflamável ou tóxico.
A extração pode ser simples ou múltipla. Uma extração simples é realizada apenas em uma etapa, ou seja, determinamos o volume de solvente extrator e realizamos a extração com todo esse volume de uma única vez. Já a extração múltipla envolve duas ou mais extrações simples. Existem duas técnicas de extração: contínua ou descontínua. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, emprega-se o método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação.
A extração descontinua
Empregada quando existe maior solubilidade em solvente orgânico do que na água. Consiste em agitar uma solução aquosa com um solvente orgânico num funil de separação, a fim de extrair determinada substância. Nesse método não é conveniente separar as substâncias da mistura com muito solvente de uma só vez. O melhor é repetir a operação várias vezes com pequenas porções do solvente, sempre puro, pois isso garante resultados finais com mais rendimento.
Funil de separação
A extração continua: Empregada quando o composto orgânico é mais solúvel em água do que no solvente orgânico. Nesta técnica, usa-se o extrator tipo Soxhlet. O conjunto extrator de Soxhlet foi