Extração com Aparelho de Soxhlet
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I
TEREZA
EXTRAÇÃO COM APARELHO DE SOXHLET
ALINE
JOTSON
THAÍS
CUIABÁ - MT
Julho / 2013
01. OBJETIVO
Demonstrar experimentalmente o funcionamento de um aparelho de Soxhlet e realizar a extração da essência de eucalipto à partir da folha de eucalipto.
02. INTRODUÇÃO
Observou-se o acontecimento ao colocar pedaços de folha no cartucho, juntamente com álcool, fazendo com que a folha ficasse branca pela extração contínua do aparelho Soxhlet.
O extrator Soxhlet é uma peça de material de vidro de laboratório inventada em 1879 por Franz Von Soxhlet. Foi criado para a extração de compostos orgânicos apolares a partir de um material sólido e quaisquer outros compostos difíceis de extrair a partir de material sólido. Esta técnica inicia-se colocando a amostra dentro do Soxhlet, no caso da experiência feita, colocou-se também álcool. O solvente é aquecido num balão de fundo redondo com água, originando vapor. O vapor proveniente do solvente aquecido passa para o condensador onde é refrigerado passando ao estado líquido e enchendo o extrator até ao nível do tubo lateral. Ao longo do tempo, o solvente vai arrastando compostos solúveis presentes na amostra e após vários ciclos obtém-se e extrato final. Quando o solvente condensado ultrapassa um certo volume, ele escoa de volta para o balão, onde é aquecido, e novamente evaporado. Os solutos são concentrados no balão. O solvente, quando entra em contato com a fase sólida, está sempre puro, pois vem de uma destilação.
Exemplo de um aparelho Soxhlet:
03. MATERIAIS UTILIZADOS
- Chumaço de algodão
- Aparelho de Soxhlet
- Folhas de eucalipto
- Etanol
- Água
- Pedaços de porcelana
- Mangueira de circulação de água
04. PROCEDIMENTOS
- Primeiramente picou-se as folhas de eucalipto