Trabalho de soxhlet
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Curso de Farmácia
Farmacognosia:
Método de Soxhlet
Fortaleza – CE Novembro – 2012
Índice:
* Introdução * Objetivo * Metodologia * Resultados e Discussão * Referências Bibliográficas
Introdução
Extratos são preparações concentradas,de diversas consistências possíveis,obtidas a partir de matérias-primas vegetais secas que passaram ou não por tratamento prévio, tendo sido preparadas com processos usando solventes, que são avaliados por sua polaridade.O processo de fabricação consiste basicamente de duas etapas: a separação dos compostos específicos com a utilização de um solvente e a concentração com a eliminação mais ou menos completa do solvente. A finalidade da operação extrativa é extrair das drogas, os constituintes que possuem ação farmacológica pertencente a uma ou mais das classes de ativos vegetais. Existem fatores que influenciam na dissolução extrativa, são eles, natureza do solvente; estado de divisão da droga; agitação; tempo; pH e temperatura. Os métodos de extração incluem: extração à frio, à quente em sistema aberto e à quente em sistema fechado; sendo que o nosso trabalho foi realizado sobre o método de Soxhlet, o qual faz parte da extração à quente de sistema fechado. Em 1879, Franz Von Soxhlet criou um aparelho para extrair lipídeos ou outros compostos químicos difíceis de se extrair por amostras sólidas. Esse método faz uso de solventes orgânicos que são determinados devido a sua polaridade.
Objetivo
* O presente trabalho objetiva fornecer informações sobre o método de Soxhlet, suas vidrarias e seu funcionamento. Este é um método em sistema fechado e faremos uso do método para separarmos os alcalóides do boldo.
Metodologia
O método de Soxhlet, utilizado originalmente para a extração de lipídeos, é um método de extração de solventes orgânicos. Este método consiste na utilização do