Relatorio da piperina
Departamento de Química
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
IC 357 – TURMA P32
Relatório da Prática
Método de extração a quente em sistemas fechados: Extração da piperina em aparelho de Soxhlet.
Professores: Andressa Esteves e Aurea
Nome: Letícia Bersot de Oliveira
Matrícula: 201302026-9
Data: 08/10/2014
1- OBJETIVO
Obtenção da substância Piperina, a partir da pimenta do reino em pó, através do método de extração a quente em sistemas fechados em aparelho de Soxhlet, onde a amostra entra em contato com o solvente renovado a cada ciclo de operação.
2- INTRODUÇÃO
A amida natural piperina está presente em diversas espécies do gênero Piper, sendo mais abundante nos frutos de Piper nigrum. Conhecida popularmente no Brasil como pimenta do reino, a P nigrum tem seu uso bastante difundido na medicina popular da Índia, país de onde é originária, sendo que no Brasil seu principal uso é como condimento. A composição química da pimenta do reino vem motivando estudos científicos há quase duzentos anos, uma vez que o primeiro trabalho descrevendo o isolamento da piperina dos frutos de P. nigrum foi descrito em 1819 pelo químico e físico dinamarquês Hans Christian Oersted. Outras amidas, em menores concentrações, foram posteriormente isoladas da pimenta do reino, mas atribui-se principalmente à piperina o sabor pungente deste condimento.
A técnica de extração em Soxhlet consiste em deixar o material vegetal em contato com o solvente que é renovado a cada ciclo. É feita por aquecimento e refluxo do solvente que passa através de um sifão. Quando o vapor do solvente sobe e atinge o condensador, ele desce e desliza para o extrator na parte do meio que está conectado a um sifão; uma vez atingido o nível máximo do sifão, a solução de piperina, metanol e impurezas retorna para o balão reiniciando o processo.
Aparelho de Soxhlet
3- MATERIAIS UTILIZADOS
Equipamentos:
Suporte universal;
Manta