Extra o e separa o com solvente Copia
Disciplina: SQF0374 Laboratório Geral de Química Orgânica Professora: Carla Cristina Schmitth Cavalheiro
Alunos: Eduardo Cherobin Martins 7977927
Jennifer Machado Soares 8522362
1 Introdução
2 Objetivo 3 Metodologia
1 materiais
2 Reagentes
3 Procedimento
4 Resultados e discussão
A mistura utilizada nesta prática foi Naftaleno + etileno glicol + ácido benzoico +anilina cada um correspondendo a 0,2g. Para obter duas fases distintas, especificamente uma fase orgânica adicionou-se éter dietílico e uma fase líquida adicionou-se NaOH.
A separação das fases ocorreu utilizando a densidade das misturas formadas, neste caso a fase orgânica é menos densa, enquanto a fase líquida é mais densa, dessa forma foi a primeira a ser coletada.
A solução aquosa obtida contém benzoato de sódio e o etileno glicol. O benzoato de sódio foi formado devido a reação do ácido benzoico com o NaOH, que forma um sal orgânico solúvel em solventes polares conforme mostrado na equação 1 abaixo.
C6H5COOH (s) + NaOH (aq) → C6H5COO-Na+ (aq) + H2O [1]
O ácido benzoico é regenerado a partir da adição do HCl, conforme a equação 2. Ao colocar o éter dietilico obteve-se novamente duas fases, pois o etileno glicol é capaz de formar ligações de hidrogênio solubilizando-se na fase aquosa devido as suas hidroxilas, enquanto o ácido benzoico solubiliza-se na fase orgânica por ser uma molécula de caráter apolar.
C6H5COO-Na+ (aq) + HCl (aq) → C6H5COOH (s) + NaCl (aq) [2]
Para caracterizar o composto obtido na fase orgânica (ácido benzoico), uma amostra foi submetida a análise do espectro do infravermelho, o resultado é apresentado no gráfico abaixo
Baseando se na tabela abaixo, verificamos que o espectro no infravermelho é característico da ácido benzoico, como previsto pois as bandas de absorção são compatíveis como as ligações presentes na molécula.
Tabela 1 – Atribuição do espectro de infravermelho