1_EMC

7418 palavras 30 páginas
FISIOLOGIA ALIMENTAR - ESHTE

Estrutura e organização celular

Cláudia Viegas

CHAPTER 1

Estrutura celular
A fisiologia é a ciência que estuda os processos ou funções dos organismos vivos. Embora muitas vezes não seja óbvio os seres vivos são estruturas dinâmicas em permanente alteração, nunca estáticas e imutáveis. Os principais objectivos da fisiologia são compreender e prever as respostas do organismo aos diferentes estímulos e perceber de que forma o organismo mantém certas condições, dentro de uma estreita amplitude de valores, num ambiente permanentemente em mudança.

1

SECTION 1

Organização e estrutura funcional
O organismo humano pode, teoricamente, ser estudado em seis níveis estruturais: químico, celular, tecidos, órgãos, sistemas de órgãos e organismo na totalidade.

3. Nível dos tecidos. Um tecido é constituído por um grupo de células semelhantes e pelas substâncias que as rodeiam. As características das células e das substâncias que as rodeiam determinam as funções do tecido. Os muitos tipos de tecidos que constituem o nosso corpo são classificados em quatro tipos principais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

1. Nível Químico. O nível químico da organização envolve interacções entre os átomos, pequenas partículas constituintes da matéria. Os átomos podem combinar-se para formar moléculas tais como a água, açúcar, gorduras e proteínas. A função de uma molécula encontra-se intimamente ligada à sua estrutura.
Por exemplo, as moléculas de colagénio são fibras resistentes que fornecem á pele estrutura e flexibilidade. Com a idade, a estrutura do colagénio altera-se e torna a pele mais frágil.

4. Nível dos órgãos. Um órgão é composto por dois ou mais tipos de tecidos que desempenham uma ou mais funções em comum. A bexiga, o coração, a pele e o olho são exemplos de órgãos.
5. Nível do Sistema Orgânico. Um sistema orgânico é um grupo de órgãos considerado como uma unidade, já que apresentam uma função, ou um conjunto de funções, comum. O

Relacionados