Antropologia - Juvenal Arduini
EDUCAÇÃO, UMA PROPOSTA DE “RE-DESTINAÇÃO” ANTROPOLÓGICA: NOTAS
ACERCA DO PENSAMENTO EXISTENCIALISTA CRISTÃO DE JUVENAL ARDUINI
EDUCATION, A PROPOSAL OF ANTHROPOLOGICAL "RE-ASSIGNMENT": NOTES ON
THE CHRISTIAN EXISTENTIALIST THOUGHT OF JUVENAL ARDUINI
Washington Abadio da Silva1
Resumo: Este artigo aponta elementos constantes de duas obras de Monsenhor Juvenal
Arduini, bem como apresenta dados da vida e formação do autor. Padre e educador, ele discute, em “Destinação Antropológica” e “Ética Responsável e Criativa”, temas de interesse e inegável relevância na área da educação. Com efeito, sua reflexão ético-antropológica insere-se no contexto maior do debate sobre a educação brasileira, em geral, e a que se desenvolve no ensino superior. Juvenal Arduini, a partir da antropologia e da ética, defende uma visão de homem como construtor e protagonista de seu destino, capaz de responder de modo pessoal e em espírito de diálogo aos problemas e desafios com os quais se depara no cotidiano. Com responsabilidade e criatividade, a pessoa e a humanidade colhem frutos bons de toda prática advinda da inter-comunicação. Manifestando sua identidade pela linguagem, inclusive pela capacidade de fecundo silêncio, pode o homem, educador e educando em constante crescimento, contribuir para a efetivação de uma sociedade mais justa, em que as pessoas possam viver de forma mais livre e responsável. O existencialismo cristão do autor revela-o capaz de admirável síntese entre o compromisso a ser assumido na Concretude da vida e a afirmação do Crer como “ethos” fundamental.
PALAVRAS-CHAVE: Juvenal Arduini. Destinação antropológica. Ética responsável e criativa. Educação. Existencialismo. Cristão.
Abstract: This article points to elements from two works of Juvenal Arduini and presents information from the author's life. Priest and educator, he discusses topics of interest and great relevance in his works