homem e tempo
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Cultura Religiosa
Disciplina: Ética Cristã –1141
Professora: Barbara Pataro Bucker
Aluna: Verônica Rocha - 1210888
Capítulo II: HOMEM E TEMPO. PÁGINAS 13 – 19.
1. O autor afirma: “O significado da pós-modernidade deverá ser avaliado pelo que está acontecendo ao ser humano.” Que acontecimento é este visando a Ética?
O autor nos mostra que a pós-modernidade foi gerada da insatisfação com a modernidade e que se trata de um fenômeno atual. Arduini ressalta que o pós-moderno tem assumido “caráter” perverso, desigual e indiferente às causas do resto, quando se trata das carências do outro. Mostra também que com a chegada desse período os avanços que tem acontecido são em maior parte tecnológicos ou econômicos e pouco se tem modificado as realidades dos seres humanos. Juvenal Arduini dá a entender que o ser humano passa por uma fase egoísta e individualista, deixando de se importar com o que é alheio então se percebe que o acontecimento tratado é a intensificação da valorização do TER e uma perda de importância do SER. Visando-se a ética podemos entender essa realidade se mostrando contra as perspectivas esperadas, desta forma compreende-se que o fenômeno é precarização dos relacionamentos, respeito e tudo que compreende a vida social pautada na moral de uma sociedade, moral que foi construída ao longo do tempo, que esta no presente distorcida.
2. O que a humanidade pode construir com a reflexão ética, faz possível o cultivar a criação? De acordo com Juvenal Arduini, a reflexão ética faz possível cultivar a criação já que utiliza o significado de cultivar como prolongar a criação, desta maneira se torna viável construir uma sociedade pautada na igualdade social, respeito das escolhas e outros valores e conceitos que tragam um bom convívio da sociedade.
Como se constrói uma História de Justiça?
O autor mostra que a sociedade esta estagnada, e