Biologia
INTRODUÇÃO A CITOLOGIA Níveis de Organização dos Seres Vivos
Considerando a célula o nível mais simples definido como substância viva, temos:
células tecidos órgãos sistemas organismos população comunidade Ecossistemas biosfera A Citologia (do grego Kytos = célula; Logos = estudo) é o capítulo da biologia que estuda a célula e seus componentes.
1- Histórico:
(1590) – Hans e Zacharias Jansen: criaram o primeiro microscópio óptico (todo microscópio óptico é composto por duas ou mais lentes).
(1652) – Leeuwenhoeck: descobriu os microorganismos, sendo por isso considerado o pai da microbiologia.
(1665) – Hobert Hooke: ao analisar finíssimas partículas de cortiça ao microscópio, percebeu múltiplos poros aos quais denominou Célula, sendo por isso considerado o pai da citologia.
1672) – Grew e Malpighi: observaram células em diversas plantas.
(1781) – Fontana: descobre o núcleo (nome dado por Robert Brown em 1831).
(1824) – Dutrochet: observa células em animais.
(1831) – Robert Brown: observando células de orquídeas, encontrou uma massa densa e globosa, ao qual denominou Núcleo, admitindo que esta formação estivesse presente em todas as células.
(1835) – Dujardin: evidenciou uma massa gelatinosa existente entre o núcleo e a membrana envolvente, denominando-a Sarcódio, denominação esta modificada para Citoplasma por Kolliker.
(1838- 1839) Schleiden e Schawn- (Quase 200 anos após a descoberta celular) o botânico alemão Mathias Iakob Scheleiden, após analisar a estrutura de muitas plantas, lançou a teoria de que todos os vegetais eram constituídos por células. Um ano mais tarde o zoólogo, também alemão Theodor Schawn lançou a mesma teoria aplicada aos animais. A união das teorias de Schleiden e Schawn deu origem a Teoria Celular, segundo a qual todos os seres vivos eram formados por células.