Mulher virtuosa
Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
O que a bíblia diz sobre as mulheres virtuosas • 1 Timóteo 2.9-10 diz: ... que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).
• 1 Pedro 3.3-6 Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de
Deus.
Provérbios 31:30
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.
Provérbios 11.22
“Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão”.
Como esposa
Tem a confiança e o respeito do marido. As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento. Onde impera a desconfiança e o desrespeito, o casamento está fadado ao fracasso.
Acerca da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara: "O coração do seu marido está nela confiado"
(Pv 31.11). Além de significar "confiar", a palavra hebraica batach também expressa as ideias de
"sentir-se seguro" ou "estar despreocupado".
O marido da mulher virtuosa deve tecerlhe elogios tanto no lar quanto em público. Mas o homem que destrata sua esposa arruína o casamento e peca contra Deus (1 Pe 3.7)
“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coherdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas