extincao do comportamento
ELIANA MEDNDES LEITE
MARIVALDO SANTOS COSTA
RELATORIO DE OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO
EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO À BARRA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Análise Experimental do comportamento ministrada pela profª Juliana Machado da Faculdade Metropolitana de Camaçari.
CAMACARI
2013
1 – INTRODUÃO
O presente estudo tem por objetivo extinguir um comportamento (Reposta de Pressão à barra – RPB) do rato virtual na caixa de Skinner (privado de alimento durante 24 horas). Para tal experimento utilizamos o programa Sniffy Pro onde os pesquisadores, com a ajuda de um cronômetro, registrarão numa ficha (vide anexo) a quantidade de vezes que o rato virtual na caixa de Skinner emitir o comportamento (Reposta de Pressão à barra – RPB) a cada minuto sem que haja reforço (o alimento) até que este comportamento seja extinto, bem como registrar o seus comportamentos típicos que são lamber, andar, erguer e farejar. O experimento terá duração de 30 (trinta) minutos, o qual será registrado em gráfico.
Se a apresentação do alimento é a variável responsável pelo aumento da frequência da resposta de pressão à barra, retirar a apresentação do alimento deve produzir um efeito contrário, ou seja, diminuição da frequência da resposta. O procedimento (suspender a apresentação do reforço) é chamado de extinção (MOREIRA & MEDEIROS 2007, p.177).
Tipicamente, o comportamento em extinção mostra uma redução gradual na frequência de resposta, como resultado do procedimento de extinção, até que ela aconteça tão frequentemente quanto ocorria antes do condicionamento (WHALEY & MALOTT 1980, p.47).
O comportamento durante a extinção é o resultado do condicionamento que o precedeu, e neste sentido a curva de extinção fornece uma medida adicional do efeito do reforço, se apenas algumas respostas foram reforçadas, a extinção ocorre rapidamente. (...) A resistência à